Translate

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O voto de Seu Roque


Cheguei cedo, para votar, devidamente paramentado. Havainas, bermuda florida e camisa do Bahia. A vestimenta visava evitar uma convocação súbita para substituir algum mesário farrista. Arrisquei com a camisa do esquadrão, confiante no poder de veto das sandalhas. Depois lembrei que, segundo os atores da Globo, nas propagandas, Havainas todo mundo usa, em qualquer ocasião. Eu me sentia informal quando as usava, mas o mundo muda... Aliás, enquanto escrevo, um cara grita, na novela das 8: "Patricinha de Merda!" Merda? Já se usa isto na novela? O mundo está mudando mesmo! Agora já pode matar, roubar, mentir, trair, xingar... só não pode beijo gay.


Primeiro beijo gay da TV brasileira, no horário eleitoral gratuito.

Voltando ao assunto. Para a minha sorte, ou nenhum mesário tava bâbado, ou o pessoal não acreditou na conversa da propaganda. Não esperei nada, para entrar, não tinha fila nenhuma. Na sala, estavam, impacientes, os mesários, um japonês e uma mulher com a filhinha, além de um eleitor na cabine. Estranhei a ansiedade dos presentes, até que uma mulher da mesa disse. "Vai, seu Roque! Aperta qualquer número e confirma...

O Japa reclamou, como pode demorar tanto? É que ele é velhinho e ainda esqueceu a cola, respondeu a mesária. Não sei como ele vai conseguir, mal foi capaz de assinar o nome, completou a colega. Então veio o barulhinho , piririri. " Muito bem, seu Roque! Agora outro número"!

Jaspion falou comigo que esse era o terceiro toque que ele tinha ouvido, ainda deviam faltar uns 5. Não, só 3, eu disse. Não adiantou, inconformado, ele pediu à mesária que ajudasse seu Roque. Ela respondeu que, infelizmente não podia. Não sabe porque, mas não deixam que eles vão lá, nesses casos. Para ela e para o Japa, devia ser permitido que a mesária digitasse os números. Pensei em explicar que havia um grande risco de fraude se isto fosse permitido, além de se possibilitar uma vigilância sobre o voto, que é secreto. Preferi ficar quieto.

Comecei a pensar, no voto de seu Roque. O que ele estaria decidindo, lá na urna? Em quem um velhinho, que tem dificuldades para escrever estaria votando?

Você já deve estar pensando que ele estava fazendo merda (já pode na novela, pode no blog também), afinal, sempre dizem que o pobre não sabe votar. Uma parte dos que sabem fez até a lei do Ficha impa, para evitar que a maioria, que não sabe eleja alguém errado. Outra parte dos que sabem, diz que o pobre só pensa em si e vende seu voto por qualquer bobagem, tipo o bolsa família. Os ricos, imagino, nunca votam em quem aumenta os seus rendimentos.

A corrupção, aliás, só existe porque os ignorantes, como seu Roque, elegem os corruptos, ou os artistas. Os ricos, claro, não fazem isto. Foi assim, por sinal, que os ignorantes italianos, elegeram Berlusconi, os ignorantes americanos elegeram Bush e o exterminador do futuro (sim, o do filme. Você acha que eu vou ter o trabalho de escrever o nome dele? Schwar...eger), há alguns anos, os ignorantes alemaãs elegeram Hitler e há poucos os ignorantes austríacos elegeram um neonazista. Também eram só os pobres que votavam em alguns candidatos de três letras que "roubavam, mas faziam".

Soou o sexto apito. Piririririri. Todos na sala aplaudiram. " Muito bem, seu Roque!" Ele saiu com um grande sorriso sem dentes, segurando as mãos negras acima da cabeça branca, em sinal de triunfo. Tinha razão de estar feliz e orgulhoso. Mesmo sem obrigação, ele foi votar. Mesmo sem a cola, ele votou. Se fez isto, é porque acredita que pode escolher o melhor. Conheço muita gente, que não se acha ignorante, mas odeia ouvir falar em política e prefere ignorar tudo, como se isto resolvesse qualquer problema.

Seu Roque votou certo, pelo simples fato de que votou no que acreditava. Não interessa se ele escolheu um comunista, um social democrata, um ruralista, um nazista, um ecologista, um ator, um jogador, um humorista, um "ficha suja" ou um "ficha limpa". Democracia é respeitar a escolha dos outros (não só isto). Se você achou um absurdo, o Tiririca receber 1.300.000 votos, sinto muito. Acredite, seria muito pior se o seu voto valesse mais que o de qualquer um desta multidão que votou nele.

Parabéns, seu Roque!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.