Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lançamento. Redesenhando a Execução Penal.

(Antes de ler o post, o livro "Redesenhando a Execução Penal", está disponível aqui.)


Os livros de Direito são quase todos escritos por promotores e juizes. Uns acusam e outros julgam. Há também os escritos por advogados, que às vezes defendem, mas, em regra, só a quem paga. São muito poucos os livros dos Defensores Públicos, que sempre defendem e, quase sempre, quem não pode pagar nada. Isto acontece porque só agora o Estado começou a investir na Defensoria. Ela está crescendo. Na Bahia, já temos o orçamento maior que 10% do que tem o Ministério Público!

Vamos crescendo e produzindo, pensando e seguindo. Assim, surgiu um novo livro, em que se pretende discutir a Execução da Pena com um novo olhar: o de quem defende. Trata-se do "Redesenhando a Execução Penal: a Superação da Lógica dos Benefícios", editado pelo Juspodium/Faculdade Baiana de Direito, que será lançado em seminário com o mesmo nome (dados acima). Foi escrito por 8 Defensores baianos : eu, Daniel Nicory (coordenadores), Alan Roque, Alexandre Alves, Andréa Tourinho, Alexandres Alves, Bethania Ferreira, Firmiane Venâncio e Leonardo Toledo. O prefácio é de Alexandre Morais da Rosa.

Estou bastante orgulhoso do resultado, que coroa a história de luta de todos os autores, nos campos de Direitos Humanos e a Execução Penal. No meu caso, tudo começou no SAJU da UFBA e passou pelo aprendizado com a turma de Itabuna, cidade em que cheguei sem saber para onde ia a Execução da Pena. A idéia de lançar em um seminário, é permitir o diálogo, além da tradicional sessão de autográfos. Depois, lançaremos também no Congresso Nacional dos Defensores Públicos, em Campo Grande.

Convido a todos os amigos que participem. E peço que divulguem! Podem usar o boca a boca, o twitter, o seu blog, o email, o orkut, o facebook, o telefone, a carta, o que for.

abraços

Rafson

2 comentários:

  1. ola, Dr Rafson

    sou defensor no ES, e tou de olho na Ba,
    sou potiguar, tou doido atras do livro
    " redesenhando a execução", como anda,
    ja esta a venda , vai sair , e ai??
    se puder, me fala
    pablogracie@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pablo!

    O livro será lançado no dia 11 de novembro, no seminário. A partir de então, será disponibilizado para compra por internet.

    No Congresso Nacional dos Defensores Públicos, de 16 a 20 de novembro também haverá um stand de vendas. Assim, caso você vá,ou algum amigo seu, pode conseguir lá, também.

    abraços

    ResponderExcluir

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.