Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

Ressocialização

É um erro criticar o termo "ressocialização" com o argumento de que os criminosos nunca foram socializados, como se diz. É óbvio que eles foram. Não existe apenas um tipo de organização familiar, um tipo de ofício e um quadro de valores. O problema da "ressocialização" é o autoritarismo na imposição de modelos de comportamentos ( autoritarismo que acompanha a crítica citada). Quem disse que é esta ou aquela a espeécie de comportamento adequada?

Por que o pobre tem que aceitar passivamente os sub-empregos que são oferecidos, a impossibilidade de ascenção na carreira e a disciplina imposta? Por que ele tem que fazer somente o que o rico quer que ele faça (e acha indigno fazer por conta própria)? Por que o preso tem que agradecer por costurar bolas e a presa por ser manicure?

Este vídeo mostra bem o processo de criminalização da pobreza e tentativa de conformação de condutas. Mostra também, porque a Execução Penal tem o fetiche pela disciplina e a ordem. Se o pobre percebe o que está acontecendo, dá nisto.





ps: a dica do vídeo foi do grande tricolor João Gustavo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.