Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2012

30 é pouco. Parte 1.

Vamos supor que uma pessoa tenha entrado na prisão, em 24 de fevereiro de 1982 e saído em 23 de fevereiro de 2012.

Será que ela gostava de política?

Quando foi presa, era governada por Figueiredo. Não viu as Diretas já. Não viu a morte de Tancredo, não viu o governo Sarney e o Plano Cruzado. Nem sabe quem é Collor. Nunca poderá imaginar que aquele operário barbudo viraria presidente. Aliás, provavelmente, nunca votou para presidente. Será que ouviu falar em Dilma, aquela "guerrilheira terrorista e assaltante de bancos"? Certamente conhecia o ACM nato, mas não o filho e nem o neto, que era um lindo bebê.



E se ela gostasse das notícias internacionais?

 Foi encarcerada durante a guerra fria. Pode imaginar que a União Soviética acabou? Que um negro viraria presidente dos Estados Unidos? Aliás, ainda deve pensar que Saddam Hussein e Bin Laden são grandes aliados norte-americanos. Guerra do Golfo? China capitalista? A Rússia também! Dois Bushs presidentes? Inglaterra e Argentina estavam prestes a se engalfinhar pelas Malvinas


Mas, talvez, seu gosto fosse por futebol. 

Nesse caso, o grande craque do país era Zico. A democracia corinthiana ainda estava começando. O Bahia só tinha um título nacional. Bobô jogava o Intermunicipal por Senhor do Bonfim. Falando nisto, a torcida do Grêmio ainda não chamava o Inter de Municipal, pois não imaginava que ganharia o mundial de 1983. Rivelino ainda jogava. Romário, Dunga, Bebeto, Taffarel eram juvenis. Kaká nem tinha nascido. Neymar? Messi? Maradona era só uma promessa. O Vitória da Bahia não tinha sido campeão da Copa da Uva, nem vice da séria A, nem vice da série B, nem vice da série C e nem vice da Copa do Brasil. Bem, nem mesmo existia Copa do Brasil.



Seria tecnologia?

Nem todas as casas tinham telefones. Telefones fixos, fique claro, porque celular era coisa de ficção científica. Nem todas as casas tinham televisões e muitas delas, não eram coloridas. Controle remoto? Hein? O ano 2000 seria aquele em que todos colonizariamos a lua. Alguém tinha computadores em casa? Alguém usava Internet? Inter o quê? Nenhuma criança jogava Fifa ou Wining Eleven. Algumas já tinham Ataris, mas a maioria usava futebol de botão mesmo.



E se gostasse de festas, cultura, arte?

Em 1982, Michael Jackson, vivo, negro,que nunca tinha sido acusado de pedofilia, lançava um novo disco de vinil (sim, os discos eram de vinil), que tocava em todas as vitrolas: Thriller. Nos cinemas, Indiana Jones e a Arca Perdida concorria ao Oscar. Carruagens de Fogo também! Naquele ano, entrava em cartaz o inovador filme ET, o extraterrestre. Donizetti estourava nas Rádios com Galoupeira eo jovem Evandro Mesquita com sua Blitz cantava "Você não soube me amar". Sem contar que Gretchen deixava todos boquiabertos com Piripiri e Sérgio Malandro com "Vem fazer Glugluglu". Raul Seixas, Tom Jobim, Vinícius de Morais e Luiz Gonzaga faziam shows.O Chiclete com Banana gravava o seu primeiro LP  há rumores de que Bel tinha cabelo.



Pensando nesta pessoa que ficou apenas 30 anos presa e nas pequenas mudanças que ocorreram no planeta, podemos chegar a várias conclusões. Porém, a mais impressionante é esta: "30 anos não são nada! Mal dá pra sentir passar! É uma pena muito curta! Temos que deixar de ser o país da impunidade! É hora de aumentar". Mas, parece que eles conseguiram isto: http://www.conjur.com.br/2012-fev-24/advocacia-judiciario-mp-pedem-aumento-penas-codigo-penal?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.