Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ninguém?

A elite soteropolitana pode respirar tranquila. Neste fim de semana, chegaram 14 flagrantes na Defensoria, em Salvador, e apenas um ocorreu em um bairro de classe média ou classe alta. As outras todas foram no subúrbio. Vejamos o que houve.

Segundo a polícia, houve 02 tentativas de homicídio. Em uma, dentro de casa, pai e filho brigaram, um com um pau e outro com pedra. Na outra, dois homens brigaram na rua e um puxou uma faca, mas nem chegou a usar.

Tráfico de drogas, a grande praga do milênio, que corrompe toda a juventude do país, motivou 04 flagrantes. Mas calma, minha senhora! Nenhum foi perto da sua casa!Em um deles, um casal negro caminhava e o policial resolveu abordá-los. Por que? Porque sim. O homem tinha algumas pedras de crack e disse que era usuário. Não tinha nem dinheiro com ele, mas o policial concluiu que era um traficante. Na dúvida prendeu logo os dois!

Outro também foi legal. Houve uma denuncia anônima de que se consumia drogas em uma festa. A polícia deu uma batida, encontrou drogas no chão e raciocionou. "Se há uma festa e tem pessoas consumindo drogas, todos são traficantes, ou, no mínimo, o organizador é". Zeloso da redução de danos, prendeu só o cara! Imaginei alguém algemando Ivete Sangallo, porque os foliões do seu bloco se drogavam. "Pera aê, pera aê, pera aê! Tá pensando o quê? Tá pensando o quê?" Até parece... não prenderam ela por vestir a camisa do Vitória, vão prender porque outros cheiravam  lança-perfume?

Roubo foi uma só tentativa  em uma loja de cabelo(!). Porte de arma, um também. Ah! Teve o cara que dirigia depois de beber. Dois homens presos por ameaçar as companheiras. Um deles, no momento da prisão, estava sentado na mesma calçada que ela. Se a memória não me engana, todo o resto foram furtos. Até um macaco hidráulico foi levado! Entre eles, estava a única ocorrência em bairro nobre: uma tentativa de furto de som de carro.

Nenhum pai jogou a filha pela janela, nenhum goleiro matou a namorada, ninguém vendia drogas para crianças, ninguém decapitou os outros, ninguém fez sequestros em shoppings, nenhum "jovem de bem" foi corrompido, não teve sequer um estupro! Não teve um crime  de colarinho branco também, lógico. Mas, como? E as notícias?

Mas, o que isto tudo quer dizer? Talvez, nada. Talvez, que haja uma grande seletividade na abordagem da polícia. Talvez, que o clima de insegurança é muito maior do que a própria insegurança. Talvez que os presos não sejam monstros, mas apenas pobres. Talvez, que os fatos bizarros repetidos à exaustão e que justificam as campanhas pelo maior rigor das penas, sejam exceções. Talvez...

2 comentários:

  1. Muitos deles, por motivo de garantia da ordem pública, periculosidade, gravidade do crime, a "certeza" de que voltará a delinquir, repercussão social... terão a prisão decretada.

    ResponderExcluir
  2. Quem contribui muito para isso, com certeza, são os programas policiais de meio dia na bahia! Repetem a mesma matéria várias vezes ou deixam para o próximo bloco, causando suspense! Tudo para causar pânico geral e insegurança na população e, claro, para alcaçar seu objetivo maior, a audiência!Essa é a industria do medo, que dissemina inseguraça para vender segurança e muito mais ( desliguem a televisão)!

    ResponderExcluir

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.