Translate

domingo, 16 de dezembro de 2012

Decodificando a Piada

O Corinthians venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 1 x 0. Imediatamente (re)surgiram piadas, muito parecidas e conectadas. Uma delas, representativa das demais, trazia a foto de uma cela superlotada e as palavras "Vai Curintia", além da legenda: "Campeão Mundial". Várias pessoas reproduziram esta ou outra semelhante, o que sugere que gostaram. Sugiro tentar decodificar o processo humorístico, para entender do que estão rindo.

A piada tem três informações: a) Os presos são corinthianos; b) os presos (que são corinthianos) falam (ou escrevem) errado; e c) corinthianos presos que não sabem falar são campeões mundiais. Certamente, os detratores da equipe paulista não riem do título mundial. Deste modo, não é aí que está a graça. Restam as duas assertivas anteriores.

Tanto o autor quanto quem ri da piada, obviamente, conhecem corinthianos que não são presidiários, falam e escrevem corretamente. Também é lógico que sabem da existência de torcedores de outras equipes, adequados ao perfil. A chave está no fato de que os alvi-negros são maioria dentre os que apresentam tais características. Nesse ponto, há equivalentes em outros estados, como o Flamengo, no Rio de Janeiro, ou o Bahia, na Bahia.

É bom advertir, porém, que os três clubes citados são maioria também, nas suas respectivas localidades, entre os que não se enquadram naquele perfil. Não, há, entretanto, as gracinhas equivalentes retratando pessoas bem sucedidas e respeitadas socialmente. Há uma escolha de alvo do desprezo e das ridicularizações. 

A característica comum entre a maioria dos que são presos e dos que não falam corretamente é a pobreza. A escolha por utilizá-los como recurso humorístico não é casual. São eles que são desprezados, independente dos clubes que apoiam. Por isto, não importa o que os times fazem em campo ou que títulos conquistam. As piadas se repetem porque não falam de jogos. Elas não são fundadas em futebol. 

As frases consideradas engraçadas, tirando o véu da superfície, na realidade, são:

a) Você é pobre (hahaha!);
b) Você é analfabeto (hahaha!);
c) Você está preso (hahaha!);
d) Quem é pobre é bandido (hahaha!);
e) Quem é pobre é burro (hahaha!);
f) A maioria da população brasileira é pobre (hahaha!);
g) A maioria da população brasileira é pobre e analfabeta (hahaha!);
h) Se você é pobre vai ter problemas com a polícia (hahaha!).

Não acho nenhuma dessas frases engraçadas. Escondê-las, ou não vê-las, atrás do nome de um time de futebol não as torna engraçadas. São pensamentos idiotas. Merece ser ridicularizado e age de forma burra não é quem é pobre, está preso ou não sabe ler, mas sim quem reproduz esse discurso. Se você estava rindo, tem agora duas opções: ficar com raiva de mim, ou refletir no que faz. A escolha é sua.

E parabéns ao Corinthians!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Vá em frente e comente! Somente não serão aceitas mensagens ofensivas. É um espaço de diálogo e não de agressões.