Translate

sábado, 29 de maio de 2010

Entrevista de Luigi Ferrajoli

Segue entrevista de um dos maiores juristas da atualidade, a universitários brasileiros. Gostei da cara de pau da estudante, no fim da entrevista. Eu teria feito o mesmo.

domingo, 23 de maio de 2010

Prova de Lógica


Questão 1.
Você tem um filho. Todo dia, o garoto leva de merenda para a escola um biscoito e um suco. Certa feita, ele te desobedece e você resolve puní-lo. O castigo funcionará assim: durante uma semana, ele não levará nada. Na semana seguinte, se tiver se comportado bem, ele levará só o biscoito. Na terceira, continuando a ser um bom menino, ele poderá finalmente levar também o suco.
Começando a aplicar o castigo, você viaja e pede a avó que cuide da criança. Explica que ele está sem merenda, mas esquece de dizer que na segunda semana ele já poderia levar o biscoito. Resultado, mesmo agindo direitinho, o garoto passa duas semanas com fome no recreio. Quando você volta, ele conta o que aconteceu e pede que o cardápio seja normalizado. O pobrezinho afirma que já teve um castigo maior do que devia.

O que você faz?

a) Fica com vergonha, pede desculpas e restabelece a merenda.
b) Fica com vergonha, pede desculpas, restabelece a merenda e ainda dá chocolates, para compensar o seu erro.
c) Diz que a etapa do castigo em que ele leva só o biscoito, mas não o suco, é fundamental, para o aprendizado. Por conta disto, além das 2 semanas sem levar nada, ele ainda ficará mais uma sem suco. Complementa lembrando que, embora a avó diga que ele não fez nada de errado, você não tem certeza se ele realmente fez tudo certo. Infelizmente, a pena foi agravada, sem culpa do menino, mas o problema é dele, pois é impensável saltar uma etapa do castigo.

Questão 2.


Você é um juiz. Está convicto de que quem comete um crime tem que cumprir uma pena, para aprender a agir de acordo com a lei. A pena funcionará assim: durante 1/6 do tempo, o preso fica em uma penitenciária, sem poder sair. É o regime fechado. Se tiver se comportado bem, ele cumpre mais 1/6 da pena, podendo sair por 7 dias, 5 vezes por ano, para ver a família. É o regime semi-aberto. Mantendo a boa conduta, ele passa a poder sair todo o dia, para trabalhar, tendo que voltar à noite e nos fins de semana.Começando a aplicar a pena, você, por qualquer motivo, esquece de um preso. Pode ser porque ninguém te lembrou, porque você tem muito trabalho, etc. Resultado, mesmo agindo direitinho, o rapaz cumpre 1/3 da pena (1/6 + 1/6), em regime fechado.

Quando se dá conta do que houve, o que você faz?

a) Fica com vergonha, pede desculpas e restabelece a normalidade da pena, deixando ele ir direto para o regime aberto.
b) Fica com vergonha, pede desculpas, restabelece a normalidade da pena, deixando ele ir direto para o regime aberto e ainda reduz o restante da sanção, para compensar o seu erro.
c) Diz que o regime semi-aberto é fundamental para a ressocialização. Por esta razão, além de ter ficado o dobro do tempo em regime fechado, o rapaz terá ainda que cumprir o semi-aberto, como se nada tivesse acontecido. Infelizmente, a pena foi agravada, sem culpa do preso, mas o problema é dele, pois é impensável saltar uma etapa do castigo.

Gabarito.
Questão 1.
Se você marcou "a", significa que é um pai ou mãe justo(a).
Se você marcou "b", significa que é um pai ou mãe muito justo(a).
Se você marcou "c", significa que é um pai ou mãe arrogante e um péssimo exemplo.

Questão 2.
Se você marcou "a", significa que é/seria um(a) juiz (a) justo(a).
Se você marcou "b", significa que é/seria um (a) juiz (a) muito justo(a).
Se você marcou "c", eu tenho quase certeza que é um juiz brasileiro, pois nunca vi ninguém fora desta categoria que visse lógica nesta escolha.

Questão extra!

Qual lição aprenderá o preso da questão 2, se o juiz escolher a alternativa "c"?

a) Que a sociedade é justa e fraterna.
b) Que a sociedade é justa e fraterna. Ele deve seguir as suas normas, para preservá-las.
c) Que as normas valem mais pra uns que para outros. A sociedade é injusta e não é nem um pouco fraterna. Esta mesma sociedade não se importa com ele , logo, não há porque seguir as suas normas.

Precisa de gabarito?